sábado, 10 de maio de 2014

OS MAGOS DO ORIENTE






Quem eram os  Magos do  Oriente, que visitaram Jesus na manjedoura?

Eram pesquisadores da Astrologia na antiguidade. E esses que visitaram Jesus no seu nascimento tinham sua base de estudos na região da Mesopotâmia. Os registros mais antigos sugerem que a Astrologia surgiu por volta do terceiro milênio antes do nascimento do Cristo. E teve um importante papel na formação das culturas, e a sua influencia é encontrada na Astronomia, nos Vedas, em vários registros da Bíblia, e em várias disciplinas da história antiga.

       Os Magos vinculavam a Astrologia com o Zoroastrismo, e às Ciências ocultas. Eram pessoas ilustres e respeitadas nessa época, por isso que o rei Herodes deu total liberdade para eles investigarem na sua jurisdição. Mas Herodes era um ditador, e não era justo, e no íntimo queria melhores informações do local onde estava esse garoto predestinado a ser um novo reina Terra, mas com intuito de exterminá-lo antes que a profecia se concretizasse.    

       Os Magos, na região do oriente, vasculhando à noite os mapas zodiacais do infinito das estrelas vislumbraram uma estrela diferente no céu e ficaram curiosos: "qual a razão daquela estrela?" E, como eram seguidores do Zoroastrismo atribuíram o aparecimento dessa estrela, à vinda de um Ser divino ao planeta Terra, pois nos registros do Zoroastrismo também fazia referencia a essa predição. E se dispuseram a ir a Jerusalém para prestar o seu reconhecimento ao "Filho dos Céus nascido na Terra!".

      Inicialmente os Magos tiveram o encontro com Herodes, rei da Judeia, que demonstrou total desconhecimento. Mas, Herodes convocou os príncipes dos Sacerdotes do Sinédrio de Jerusalém, que confirmaram sobre as Escrituras dos Profetas Hebraicos: que realmente profetizavam da vinda de um Messias celeste.

      Com a "cúpula política e religiosa de Jerusalém", os Magos não obtiveram sucesso na descoberta do local onde deveria estar aquela criança. Os Magos seguem a sua viagem de volta pelo deserto, e nesse ínterim a estrela lhes aparece, e eles então seguem o seu foco de claridade que os guiam ao lugar onde encontram o recém-nascido.

      Quando os Magos estavam para fazer a sua viagem de volta à sua pátria, foram alertados por "divina revelação em sonhos" para que não comentassem nada ao rei Herodes sobre o local onde estava o menino Jesus. Então os Magos seguiram o seu destino por outro caminho. 



       Comentários: um astro celeste não aparece materialmente nos céus

      Os Magos vislumbraram um foco de luz celeste num formato de estrela e ficaram intrigados com a presença daquela "estrela nos céus do oriente médio". E como eram estudiosos das Ciências ocultas, no ramo do Zoroastrismo, ligaram o fenômeno ao nascimento de um Messias, enviado celeste à Terra. 



      Quando a "estrela" aparece novamente no deserto aos Magos, para lhes orientar o local exato onde estava o menino Jesus, fica claro que ali se tratava de um fenômeno espiritual de luz com aparência de uma estrela, fenômeno esse produzido pelos Anjos celestiais, os seres de luz - espíritos divinos que agem nas dimensões do infinito estelar por meio das energias luminosas. 



     Os Magos orientados por "divina revelação em sonhos" também é um fenômeno de "desdobramento espiritual", quando a nossa consciência espiritual fica mais suscetível de receber as orientações divinas com mais clareza. 

Nota: "desdobramento espiritual" fenômeno de interação espiritual, da alma encarnada com o Cosmo espiritual, e que é estudado na vasta literatura espírita "O Livro dos Espíritos/Allan Kardec, questões 400 a 421, Filosofia Espírita/Miramez vol VIII cap 43 a 51 e vol IX cap 01 a cap 13, e Iniciação-Viagem Astral/espírito Miramez e diversas obras psicografadas por Francisco Candido Xavier: Os Mensageiros, Missionários da Luz, Obreiros da Vida Eterna, No Mundo Maior, Entre a Terra e o Céu"


relato bíblico

Mateus 2. 1-12

E tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns Magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo:

- Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo.

E o rei Herodes ouvindo isto perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. Então o rei Herodes, chamando os Magos inquiriu deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. E, enviando-os a Belém, disse: "ide, perguntai diligentemente pelo menino, quando o achardes, comunicai-me para que eu também vá e o adore".

E tendo os Magos ouvido essa recomendação de Herodes, partiram na busca do menino. E, eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que chegando se deteve sobre o lugar onde estava o menino.

E foram avisados por divina revelação em sonhos para que não voltassem para jundo de Herodes...  


Voz
Q
Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E





Nenhum comentário:

Postar um comentário