sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

MUNDOS SUPERIORES, CÉUS





universalização do ser


“Nos mundos superiores as condições da vida moral e material são muitíssimo diversas das da vida terrestre, a forma corporal humana é embelezada, aperfeiçoada, purificada. O corpo nada tem de materialidade e não está sujeito às necessidades, doenças ou deteriorações que a matéria provoca..., As relações sociais sempre amistosas entre os povos. O Ser não procura elevar-se acima do próximo, mas acima de si próprio, aperfeiçoando-se continuamente. Seu objetivo nobre é galgar a categoria dos Espíritos Puros, não lhe constituindo um tormento esse desejo. Porém, um ideal divino que o induz a estudar e trabalhar com ardor para os igualar na vida plena do espírito. (Capítulo III item 9-10 / Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec)”


           Existência espiritualizada, estágio final de transição de uma morada planetária física em elevação: do bem, do belo, do amor, da moral e da ciência. O espírito transcende a matéria, e o Ser galga as últimas transformações de natureza superior para a Vida Celeste.

Esta é a fase final de aperfeiçoamento de um orbe planetário, são incalculáveis milhares de anos transcorridos desde a era primitiva à conclusão do ciclo superior; no entanto, a Terra um dia brilhará na glória celestial desta ordem.

A ação e reação das mutações no tempo e espaço das eras geológicas descondensam a matéria que passa apresentar característica radiante, e o espírito se revestindo das energias físicas dos planos elevados não fica bloqueado na sua consciência, tal como ocorre nos mundos inferiores, que para nascer, sofre-se uma espécie de vertigem e um mergulho profundo na inconsciência.

As leis substanciais que regem cada mundo, plano astral para desenvolvimento de seu habitat são diferenciadas nas suas expressões físicas evolutivas. No Cosmo, a matéria possui várias faixas vibratórias de energia e, nos mundos superiores ela não apresenta densidade e é tão rarefeita que se tornam insondáveis aos instrumentos físicos humanos que ainda são bem precários para perceber a vida extrafísica no Universo. Basta analisar o ritmo científico da evolução terrestre, a infinitesimal colônia de vida microrgânica que empuxa paralelamente a biosfera terrestre existe há milhares e milhares de séculos. Mas, somente a partir do século XX é que a Ciência humana realmente conseguiu detectar a existência dos microrganismos, através da descoberta do microscópio. 

A compressibilidade que a matéria proporciona nos mundos superiores, em conexão aos impulsos vibratórios da consciência já desperta num grau de inteligência muitíssimo adiantado, torna por isso mesmo a infância quase nula e os corpos se desenvolvem muito mais rapidamente sem sofrerem as vicissitudes que as leis orgânicas dos mundos inferiores estabelecem. A forma corporal é aperfeiçoada, embelezada, e acima de tudo purificada na sua essência, não estando sujeita às doenças ou dissabores da velhice. O ser vive muito mais a vida mental, é um ser translúcido.  As percepções extra-sensoriais bem acima dos cinco sentidos, facultando na vivência recursos psicológicos valiosos; o conhecimento de si próprio; lembrança do passado espiritual; e uma intuição profunda do porvir; sem temer o fenômeno da “morte” pela desmaterialização, vendo nesta passagem: a entrada de acesso definitivo ao plano divino.

 As condições de vida moral e intelectual nesses mundos superiores, tal como ocorre no plano astral de Júpiter, são completamente diferentes dos orbes que ainda estagiam nos ciclos primários. Os planos de existência no Universo se comparam simplesmente à vida escolar, em que o estudante aprende as noções de relacionamento no jardim de infância, se alfabetiza no primário, amplia seu aprendizado no ensino médio e especializa seus conhecimentos para as atividades profissionais nas Universidades. A alma, ao longo da sua caminhada para a eternidade, subindo os degraus da vida em dimensões de trabalho e conhecimento cada vez mais aperfeiçoados ocorre, finalmente, o tempo de sua universalização em amor e sabedoria. É nesses mundos venturosos que os seres complementam a sua educação final para o imaterial Cosmo Celestial. Não são orbes privilegiados. Pois Deus, o espírito criador do universo, a todos concede os meios, as oportunidades, o tempo, o material, as luzes da evolução espiritual para um dia alcançarem esses estágios de sublimação cósmica.

A matéria não oferecendo resistência aos Seres que habitam nesses planos siderais torna a vida mais vibrante e feliz, e muito mais longa. O sentimento aperfeiçoado em graus que ultrapassam os limites da matéria permite a alimentação por energização através dos acessos poderosos da mente adestrada na ciência da vida; pela absorção das forças naturais do prana estelar; e através de métodos de respiração da oxigenação pura de um meio ambiente saudável; e principalmente das vibrações positivas dos Seres afinizados nos ideais do bem, do amor e da verdade. O Ser vive uma existência bastante emancipada com muita consciência, alcançando um estado de êxtase perene, e usando constantemente a livre transmissão do pensamento – a linguagem telepática a longas distâncias. A sutileza da matéria concede percepções da consciência na dimensão astral e a criatura tem a real integração da vida espiritual.

As relações sociais edificadas na fraternidade pura determinam à criatura que tenha conscientização dos valores morais e respeito aos bens comunitários. Não procurando elevar-se acima do próximo. Mas, sim, acima de si próprio; aperfeiçoando-se todos os momentos, para um dia galgar a natureza superior de Espírito Puro, estado de purificação do Ser nos planos de energias divinas do universo espiritual - a fase da vida suprema e eterna no seio da Divindade Cósmica.

Muitos, certamente, duvidosos consigo mesmo cismam: parece um sonho! Como a humanidade terrestre alcançará esse estágio de perfeição? E quem responde é o Senhor Jesus através de sua mensagem de luz: “Meu Pai trabalha até hoje”.

Estudemos com amor a natureza, o livro divino da vida. Vamos mais além, examinando o Homem na sua missão de co-criador outorgada pela Providência. A inteligência humana sente prazer em ampliar a sua arte tecnológica melhorando-a sob todos os aspectos.

Na verdade, toda obra reflete um autor. Mas quem edificou todas as coisas na profundidade causa e efeito - foi Deus, o mentor universal da vida. O Criador não pode permanecer inativo enquanto o próprio Cosmo se expande evoluindo. Quem pudesse acompanhar um mundo em suas diversas fases de progresso, desde os primeiros instantes em que se reúnem os átomos destinados à sua formação, vê-lo-ia a percorrer uma escala incessante e cada vez mais evolucionária.

Assim como a matéria progride cada vez mais fornecendo novos recursos de aprendizagem à causa inteligente; os seres também evoluem em razão, e, por conseguinte em moral. As personalidades que viveram os primeiros estágios de uma humanidade selvagem não extinguiram a essência da vida – a alma, num caos total. Apenas através das gerações cada vez mais aperfeiçoadas, essas almas são revestidas pela força da vida em novas formas materiais desenvolvendo o raciocínio, a consciência intelectual e moral.

Deus tem seus métodos de ativar a evolução material e espiritual. E um dos principais recursos é o renascimento do Espírito nos planos físicos; ou, reencarnação nos fluidos orgânicos da matéria que desperta a consciência para a vida. Quando no período primitivo, que é a fase de nascimento e formação da consciência espiritual, a Alma se revestindo da forma humana primata tem seu corpo material bastante denso. Já na fase de provas e purificações que é o ciclo de crescimento espiritual, o seu corpo apresenta um melhoramento notável nas formas físicas. E a partir de um tempo considerado médio do período regenerativo, o Ser sofre no seu corpo astral o despertamento de forças interiores que ativarão os poderes da mente para ciclo superior.

As forças cósmicas operam no tempo e espaço um conjunto de transformações profundas. O nosso Sol representa muito mais que um astro que apenas ilumina. Funcionando como um núcleo criador de forças vivas que sustenta a vida orgânica terrestre, e também alimenta as dimensões de vida espiritual que circulam nos demais orbes planetários do Sistema. E esse mesmo Sol é um agente importante da Providência, operando a evolução da matéria através da radioatividade que vai alterando os corpos. E o homem, que é um ser espiritual encarnado, e que faz parte do conjunto universal da vida, sofre as consequências das modificações ambientais para o seu próprio bem - a perfeição final da matéria e do espírito que habitará o orbe terrestre num porvir glorioso.



   do livro: C É U S
   autor: Abrahão Ribeiro


Intensivo de Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E






Nenhum comentário:

Postar um comentário