quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

PREEXISTÊNCIA E REENCARNAÇÃO ENSINAMENTO BÍBLICO, CÉUS


                                                                   

“Porque aos que Deus conheceu anteriormente também os predestinou, e aos que predestinou a estes justificou, e aos que justificou a estes glorificou, para participarem da natureza espiritual do Cristo.   –  Paulo   (Romanos 8 . 29 a 30)”

 

"O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito;


O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem e nem para onde vai; assim são todos os nascidos do Espírito –  Jesus  (João 3.  5 a 8) ”.

 O Evangelho do Cristo, em espírito e verdade, nos revela nas citações em referência a preexistência do Ser e a sua dupla natureza como matéria e espírito. Herdamos de nossos Pais terrestres apenas os caracteres fisiológicos hereditários; logo, o que procede da carne é apenas fruto da própria carne. O Homem não cria o Espírito – a vida, apenas gera o corpo carnal. A Alma tem sua origem na essência vital do Pai da Criação universal.  Portanto, o Espírito vem de Deus -  o Pai dos espíritos (Hebreus 12. 9)

      Ciclo da carne e ciclo do espírito, os ascendentes da preexistência...

      Quando no estado primitivo o ser trabalha somente as necessidades da vida instintiva animal, originando-se da carne o predomínio das paixões inferiores, a vida do ser é bastante animalizada e circunscrita em determinado globo. Já no ciclo do Espírito, o Ser atinge níveis de consciência espiritual superior em inteligência e supremacia dos valores morais que o integra à natureza celeste em imagem e semelhança angelical. O ser passa a ser como o vento que assopra em todas as direções do espaço, e os nascimentos sucessivos que objetivam o crescimento consciencial da alma para o reino divino passam a ocorrer nas diferentes ordens de mundos habitados do infinito, que funcionam como educandários da alma.      

Se a Alma fosse criada no momento da formação e desenvolvimento do embrião como pensam muitos Teólogos, e vivesse apenas uma experiência física (80 anos) mais ou menos, e após a sua breve passagem pela vida material caso não consiga elevar-se à Glória dos Céus, fosse condenada à eternidade sem fim a permanecer nas prisões de fogo inextinguível como imaginam muitas seitas religiosas. E que dizer dessas criaturas que passam para a vida de além túmulo em tenra idade? Jovens ainda, muitas vezes mal saídas do berço. Com a idéia da Alma criada no momento da concepção, aparentemente, essas Crianças e ou Jovens, nada fizeram para receberem um castigo eterno; ou, serem transmudadas, de imediato, definitivamente aos planos sublimados da vida celestial.

E por qual mistério a população do Planeta a cada dia aumenta mais?  E o Criador, na sua Onisciência, já estaria conhecendo que a maioria absoluta em números muitíssimos elevados estariam fadados a uma vida material de aflições, e após a curta vivência no plano físico seriam encarceradas eternamente nas chamas do inferno idealizado pelos dogmas das crendices religiosas; ou, então pereceriam para sempre num vazio total do materialismo. 

Por que, na Terra, uns são mais bem dotados que outros? Uns nascem fortes, outros saudáveis, inteligentes e muitos em ambientes confortáveis! Outros, já de natureza nascem frágeis, amargurados, e inúmeros em desconforto e no meio dos vícios – por quê?

São perguntas que ecoam fundo em nossa consciência para que possamos discernir melhor a Sabedoria e Amor do Criador.

Felizmente, a vida não é obra fatal do acaso e nem tampouco um caos total da razão; e sim, trabalho de evolução natural que distribui com equidade os valores humanos. – Reafirmamos: O Senhor da Vida e do Universo não está criando Almas para a condenação, e nem agindo com privilégios dentro de sua consciência sem limites. A reencarnação é o elo que completa com sabedoria e justiça a cada um segundo as suas próprias necessidades evolutivas, isto porque a existência material é apenas uma extensão da dimensão espiritual e que serve de preparação para libertar a alma para a vida eterna nos domínios do Universo da criação de Deus.

Quanto maior a evolução espiritual mais necessidade de desprendimento material almeja o ser a fim de realizar a conquista íntima da ventura celestial. Os seres espirituais que são chamados segundo o propósito divino, é porque já foram conhecidos em anteriores existências, justificados na luta redentora da vida material para estarem aptos a integrarem-se à natureza divina do Cristo nas dimensões do cosmo celestial.

A predestinação é efeito lógico da preexistência da alma, que tem sua causa soberana na reencarnação do ser espiritual. 

E a reencarnação se confirma através de um novo nascimento, no qual o ser espiritual submete-se no tempo e espaço das gerações sucessivas, e que ressurge em nova existência material para aperfeiçoar o ego consciencial em amor e sabedoria, estado divino de espírito que integrará a criatura com o seu Criador, nos planos celestiais da vida superior.  

Obs: ressurge; do verbo ressurgir, que quer dizer ressuscitar, variação da ressurreição, res-sur-gir em nova existência carnal para aperfeiçoar-se no intelectual e em moral.  



do livro: C É U S
autor: Abrahão Ribeiro


Intensivo de Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E





Nenhum comentário:

Postar um comentário