terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PLANETA TERRA, MUNDO DE PROVAÇÕES, CÉUS

        
                                                                  


     A Terra, conseguintemente, oferece um dos tipos de mundos provações, cuja variedade é infinita, mas revelando todos, como caráter comum, servir de lugar de exílio para Espíritos rebeldes à lei de Deus. Esses Espíritos têm aí de lutar, ao mesmo tempo, com a perversidade dos homens e com a inclemência da Natureza, duplo e árduo trabalho que simultaneamente desenvolve as qualidades do coração e as da inteligência. É assim que Deus, em sua bondade, faz que a própria provação redunde em proveito do progresso do Espírito (capítulo III, item 15, Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec)


       Existência material, o Ser já com o raciocínio bem desenvolvido e com uso do livre arbítrio é submetido às Provas para o seu crescimento intelectual e moral. E se ele fere a lei do amor e do bem - eis o mal; podendo vir a sobrecarregar a sua missão de compromissos regeneradores. Assim a lei da evolução espiritual o impulsiona para os reajustes necessários, - assim surgem as expiações nos caminhos da vida. Atualmente, a Terra configura neste estágio de evolução cósmica. Não obstante, ainda existirem muitos grupos de Almas primitivas nos seios das matas ensaiando os seus primeiros passos de humanização.
 
        Nos Mundos Provas e Purificações, que equivale ao período primário, o Ser já domina os elementos da matéria; porem sofre a influência da mesma para nascer, crescer e até mesmo morrer. Tem bloqueio temporário na sua consciência e esquecimento do seu passado espiritual. A criatura sempre está em luta consigo mesma e sujeita às vicissitudes e tribulações que lhe confere maturidade espiritual.

    Ordenou o Criador no princípio: Crescei para a vida. E repetimos: crescei em inteligência, em amor, em sabedoria, em virtude, em moral...  O progresso é lei natural e é destinado a tudo e a todos.  A própria matéria atinge com o passar das eras novas fontes de energia e calor. Há milhões de anos passados a Terra era um imenso oceano de gases e energia bem condensada. No entanto, a finalidade da vida estava atuante e existia seres que evoluíam nessas paisagens sufocantes: os dinossauros. Operou-se uma ação radioativa na face do planeta e surgiram novos aspectos de vida melhorada.
                
       O Criador dá a vida, o material, as oportunidades, a assistência invisível...  Para que nós mesmos possamos através das existências físicas edificar a nossa própria perfeição final. O Ser, parte praticamente do ponto zero no intelecto, e terá que crescer em inteligência, em fraternidade, em sabedoria, subindo o infinito universal da vida espiritual. Assim é, que, todas as Almas, são criadas no princípio, simples e sem conhecimentos, entrando no decurso das existências dos Mundos Primitivos que representam as primeiras encarnações e estágios de consciência da Alma. E ai terá que passar para o ciclo das Provações a fim de adquirir níveis de consciência espiritual, isto é, desenvolver a inteligência no aspecto intelectual e moral, espiritualizar-se em amor e sabedoria. As duas forças que conduzem o Ser à perfeição espiritual segundo à imagem e semelhança divina dos seres angelicais.

       As provas no plano material para o crescimento celeste do Ser, representam os cursos de aulas de aperfeiçoamentos da personalidade, a porta de acesso aos planos superiores da vida eterna. Muitos atingem os objetivos esperados e partem para novas conquistas espirituais; Outros se mantêm refratários ao bem, às leis naturais e perdem preciosas oportunidades de elevação; E muitos outros, se desvirtuam completamente da racionalidade contraindo pesados reajustes no tempo e espaço de suas existências imortalistas.
                                                                     
       Deus concede a prova da saúde, ou da coragem, para o Ser trabalhar e ajudar o progresso material e espiritual terrestre;

       Deus concede a prova da riqueza, ou do conhecimento, para o Ser desenvolver novos aspectos de melhoramento social;

        Deus concede a prova da inteligência, ou do poder, para o Ser ajudar a evolução dos irmãos da retaguarda;

         Deus concede a prova da ciência, ou das artes, para o Ser criar benefícios e tornar a vida mais saudável;

         Deus concede a prova da beleza, ou a força do carisma, para o Ser realizar a integração social, irradiando simpatia e confraternização com os semelhantes;

          Deus concede a prova da pobreza, ou desprendimento, para o Ser adquirir a humildade e a confiança;

       Deus concede a prova da enfermidade para o Ser desenvolver a fé e a paciência;

    Deus concede a prova da inibição física, ou até mesmo intelectual, para o Ser desenvolver interiormente a harmonia do belo;

     Deus concede a prova da adversidade para o Ser cultivar a compreensão, praticar o perdão e crescer em fraternidade;

      Deus concede a prova da paternidade, e ou maternidade para a criatura crescer como Ser...

     Deus concede a prova da morte física para o Ser espiritual renovar-se para a eternidade...

      E se o Ser supera todas as perspectivas de aprendizado dando lições de amor e dignidade à vida, as suas provas crescem aos olhos de todos beneficiando a muitos com o exemplo edificante, elevando a criatura à categoria de missionário do bem e da verdade. Foi o que levou o Cristo a bendizer a boa-vontade do Cego de nascença, esclarecendo que o mesmo se fazia reflexo da obra da evolução e vontade divina  (João 9.  3).

          A vida se encadeia na mais perfeita harmonia. Os olhos que contemplam as belezas do mundo exterior, não podem chegar à Alma e criticar as funções internas do estômago na elaboração de resíduo orgânico. Se todos os homens fossem industriais, quem trabalharia a terra para garantir a alimentação imprescindível à subsistência?  Se não existissem enfermos, a ciência médica estaria na estaca zero, em matéria de pesquisa e conhecimento do corpo humano.

     E como Professores conscientes não endossam a irresponsabilidade do aluno repetente. As Leis da Vida distribuem a cada um segundo as suas próprias obras. E aqueles que não completam as suas provas no plano físico, a elas podem retornar, em outras vidas materiais, na Terra; ou em outros orbes primários espalhados na imensidão do Cosmo e em condições mais complexas. Eis as purificações do Ser, na busca da sua perfeição, com vistas à vida perene do espírito nos planos celestiais do universo espiritual.
                                                                   
Aqueles que abusam dos valores da saúde, ou da coragem, para humilhar e ferir; recomeçarão suas provas frágeis e amargurados pela aflição.

Aqueles que abusam dos benefícios da riqueza, ou do conhecimento, para fins exclusivamente egoísticos; recomeçarão suas provas no abandono e carentes de tudo.

Aqueles que abusam da inteligência, ou do poder, para fins separatistas; recomeçarão suas provas nos últimos degraus da subalternidade, e num ambiente completamente contrário a fim de que aprendam a valorizar a simplicidade das coisas.

Aqueles que abusam das ciências, ou das artes, para fins perniciosos e imorais, alastrando o mal em mentes frágeis; recomeçarão suas provas com inibições intelectuais bem reprimidas. 

Aqueles que usam da beleza, ou da força do carisma, para seduzir, exibindo-se ou isolando-se no orgulho; recomeçarão suas provas sentindo na pele os reveses da forma física.

Aqueles que não aproveitam a pobreza para se desprenderem da matéria, crescendo interiormente, perdem preciosas oportunidades de elevação, tendo que recomeçar provas mal acabadas.

Aqueles que se revoltam na enfermidade amaldiçoando o tempo recomeçarão suas provas ainda com os centros de força da alma recalcados de amarguras.

Aqueles que não abençoam a adversidade se desligando do mal, recomeçarão suas provas ainda no jugo da desesperação.

Aqueles que fogem das obrigações da paternidade, e ou maternidade, abandonando, rejeitando, ou sufocando os rebentos da carne: reiniciarão suas provas na mendicância da vida.

Aqueles que não desenvolveram na intimidade da consciência as faculdades criadoras da Alma – a fé, o amor, a iluminação para atravessarem as provas purificadoras da vida, sofrerão desgostos com o tempo perdido.

O excesso é o desgaste de tudo, o abuso é desperdício das forças aviltando o Ser espiritual.  Excluindo as Almas do Bem já lapidadas na esteira do tempo, e que reencarnam na Terra para as missões puramente humanitárias. Muitos de nós outros, trazemos em nossa própria personalidade, o lado negativo de sombras do passado inferior, sendo mister que lavemos nossa Alma para a brancura lirial no mar da experiência física quantas vezes forem necessárias. Não estamos jogados na luta material ao sabor das ondas da tentação. Pois temos na oração a tomada de ligação com o plano divino, de onde recebemos as chuvas da renovação espiritual para vencermos as provas e provações e sairmos vitoriosos da labuta física dos mundos primários, subindo a escalada dos Céus rumo à perfeição divina.  

                                                                           
“Porque o Senhor corrige o que ama, e prova a qualquer que recebe por filho.

 Se suportardes a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?  

 Mas, se estamos sem disciplina, somos então bastardos; e não filhos.

 Além do que tivemos nossos pais humanos e que nos corrigem quando erramos, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais a Deus – o Pai dos Espíritos, para vivermos como seres imortais? A fim de que sejamos educados e dignos de participar da sua santidade!”.

Paulo (Hebreus 12. 1 a 11)



   do livro: C É U S
   autor: Abrahão Ribeiro


Intensivo de Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E





Nenhum comentário:

Postar um comentário