domingo, 1 de maio de 2011

CORPO, ALMA E ESPÍRITO, Boa Nova Celestial





          O homem é uma estrutura viva em três dimensões essenciais: corpo, alma, e espírito - 1 Tessalonicenses 5. 23. Ou, como ensina a espiritualidade: energia, consciência, e vida; ou mesmo como revela a Doutrina dos Espíritos: corpo, perispírito e espírito.

          Com a morte física do homem desintegra-se o corpo carnal que é composto de sangue, nervos e fibras. A massa molecular do corpo orgânico vai desfazer-se no seio da terra.

           A alma/espírito sobrevive continuamente em outras dimensões extrafísicas da natureza cósmica. E, segundo a espiritualidade: a alma é o espírito encarnado consistindo no princípio inteligente do Universo; Ser real, imaterial e individual que existe no corpo humano e que não deixa de existir com o falecimento do corpo carnal, estando sujeito no tempo e espaço à evolução intelectual e moral; ou seja, se aperfeiçoar por meio da reencarnação em várias encarnações sucessivas até completar a perfeição superior, o estágio de espírito puro.
     Assim, o corpo carnal é apenas uma vestimenta temporária destrutível; o espirito é imortal e indestrutível, por isso Jesus conscientizou: Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma - Mateus 10. 28 

               E concluiu Jesus: Temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo, ou seja, devemos ter reverência, respeito, amor ao nosso Criador, sentindo a sua magnânima presença em todas as coisas e buscando obedecer às leis naturais que regem a vida, para que a nossa alma não venha a sofrer por negligência, fato esse suscetível de desencadear aflições infernais. Etimologia da palavra inferno; do latin infernum - profundezas, mundo inferior, são situações de expiações corretivas em planos astrais inferiores.  
          Na alma centralizam-se todos os sentidos e emoções do Ser, e no espírito expressa a força imortal da vida, o princípio vital da inteligência - meditar ensinamento de Jesus, vide Lucas 16. 22 a 31 
          Você sabia que Jesus esclarecendo as razões das aflições humanas revelou, que: melhor seria para a criatura entrar na vida coxo, ou aleijado, do que com todo o seu corpo decair no fogo eterno - Mateus 18. 7 a 9 * Outro exemplo real de sofrimento com efeito causal do pecado "infração às leis espirituais", que tem consequências cármicas em várias reencarnações passadas.
          Meditar no ensinamento de Jesus diante do paralítico de Betesda, que há 38 anos sofria - vide Evangelho de João 5. 5 a 14 * Depois que Jesus o curou fisicamente, fez a seguinte advertência ao paralítico: eis que ficastes são; não peques mais para não te suceder alguma coisa pior.
     
          Intensificando o espírito da palavra do Cristo: as nossas atitudes com a comunidade sócio-ambiental, e ações na vida de relação com os seres humanos reagem na nossa estrutura psicofísica com base no princípio de causa e efeito. E quando vivemos em desarmonia com a vida, e relacionamento com as pessoas de nossa convivência podemos comprometer a saúde mental dos sentidos psíquicos da alma. 
          Daí para que o Ser espiritual não fique se consumindo para sempre no fogo dos remorsos e expiações na vida astral, melhor é, para o Ser retornar ao plano físico carnal e renascer necessitado  do sentido (órgão) que lhe foi motivo de desacerto em reencarnações passadas, se refazendo e elevando-se interiormente no esforço regenerador perante os valores da vida eterna.
     
           versículos para reflexionar: João 6. 63 * Mateus 10. 26,27 e 28 * 1 Coríntios 15. 43 a 44 * 2 Coríntios 3. 6 * 1 Tessalonicenses 5. 23 * Hebreus 4. 12 * Eclesiastes 12. 6 a 7 
    
           Na interação com o Pai Celeste, tem mais valor com Jesus: um sentimento consciencioso de perdão às pessoas com as quais temos desavenças, ou esforço e atitudes íntimas de conciliações fraternas com pessoas que consideramos inimigas, do que os atos exteriores de adoração diante de altares e Templos de pedras, ou seja: não se encontra consolo diante de Deus com o coração carregado de mágoas das pessoas - Mateus 5. 23 a 25 * Mateus 6. 14 a 15 * Mateus 18. 23 a 35  

             Quando Jesus exclama às comunidades religiosas: ouvistes o que foi dito aos antigos: olho, por olho, e dente por dente; Eu, porém vos digo: não faças maldade...  Jesus renovou assim as atitudes e interação espiritual para que sejamos filhos desse Pai que está nos Céus - Mateus 5. 38; 48 interagindo com as pessoas adversas, pelo sentimento de perdão uns com os outros, a fim de que possamos construir em nós mesmos o reino do bem na Terra - Mateus 5. 16 
Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do Espírito






Nenhum comentário:

Postar um comentário