domingo, 27 de março de 2011

REENCARNAÇÃO, a ressurreição carnal



Na verdade, de acordo os ensinamentos contidos nas Escrituras sagradas há dois princípios diferentes de ressurreição: 1) ressurreição na carne, 2) ressurreição espiritual.
1) ressurreição carnal: re-en-car-na-ção; renascimento do Ser (espírito) na vida material, em outra época, com outro corpo carnal.
a - Para reparar faltas cometidas na preexistência espiritual (Êxodo 20. 5) (Ezequiel 37. 1 a 14) (João 5. 5 a 14/   e 5. 29);
b - Para aperfeiçoar qualidades e enriquecer conhecimentos intelectuais e morais do Ser (João 3. 1 a 12) (João 9. 1 a 4) (João 17. 12) (Hebreus 11. 35);
c - Para desempenhar qualquer missão de ciência, de progresso, de fraternidade, ou de iluminação (Mateus 11: 1 a 15) (Lucas 1. 13 a 17) (João 15. 16) (Romanos 8. 28 a 30) (Isaías 49. 1 a 2) (Jeremias 1. 5).
2) ressurreição espiritual do Ser após as cinzas do túmulo, onde o Espírito se desfaz das fibras carnais, e em estado de energia psíquica, revestido de forças etéreas, imutáveis, e de natureza angelical faz sua ascensão para a vida suprema do Reino dos Céus - a perfeição divinizada do Ser (Mateus 22. 23 a 33/,  e  27. 50 a 53) (Mateus 16. 28) (Marcos 12. 18 a 27)  (I Coríntios 15. 1 a 58).
O Espírito troca de formas aqui e ali para cumprir a lei da evolução espiritual, e como é lei da natureza cósmica a reencarnação se cumpre em todos os Mundos materiais habitados para a glória da vida universal.
A Natureza, laboratório invisível da criação cósmica de Deus é obra de harmonia em todos os seus reinos. Nada pára na vida, pois tudo tem o hálito divino do Criador que insufla energia na sua profundidade primitiva, o trabalho de crescimento dos Seres inteligentes para vida imortal é contínuo e incessante. A própria matéria evolve e fica mais radiante com o passar dos milênios, orientou-nos o Amigo Celeste (em João 5. 25): vem a hora e agora é chegado este momento; ou seja, é uma ação constante, ininterrupta,  em que os que fazem o bem encontram novos planos de vida gloriosa nas dimensões celestiais do universo da criação de Deus (Lucas 9. 27). E aqueles renitentes no mal ressurgem diante da vida física, em Mundos inferiores, para serem sentenciados a educar suas faltas (João 5. 29) - a cada um de acordo com as suas próprias obras; palavras que resumem integralmente a ordem e Justiça universal da vida em todos os mundos habitados.
Se ainda não consegues desferir o vôo do pensamento às idealizações divinas da criação sem fim, é porque ainda tens a mente bastante materializada. Ore ao Senhor da Vida te ilumine a razão. Não basta crê cegamente! É necessário fazer da própria consciência um templo vivo de irradiação do Espírito de Nosso Pai Celestial – o Espírito santificado.
A revelação do Evangelho, a Boa Nova de Deus aos homens, não terminou com a ascensão do Senhor Jesus aos Céus do Cosmo Espiritual. Este movimento de regeneração prossegue aos confins do mundo terrestre, convocando todos os espíritos humanos ao concerto espiritual com o seu Criador e Pai Celeste.
Não estamos no planeta Terra órfãos da verdade espiritual. Pois temos a promessa da assistência consoladora do Espírito e verdade. Que escuta as instruções nas dimensões celestiais (João 16. 13), e as revela no plano físico, àqueles que são chamados segundo os propósitos divinos para trabalharem pela evolução material e espiritual da humanidade, a fim de que o bem e o amor se instalem logo entre as criaturas elevando a existência terrestre à categoria dos Mundos Regenerados.
Na Manjedoura temos o alvorecer deste grande movimento. Sob a figura de imagens, símbolos, parábolas, enigmas (Mateus 13. 34 a 35), foi revelado ao homem o mistério da vida.  E o próprio Cristo afirmou que ainda tinha muita coisa a esclarecer à humanidade; mas como os povos não estavam naquele momento à altura de compreender certos ensinamentos espirituais mais profundos (João 16. 12 a 13).  Na verdade, com o progresso do conhecimento material e espiritual da humanidade terrestre estava reservado para os tempos futuros a presença para sempre do Consolador: Espírito de Verdade que procede de Deus - o Pai dos Espíritos (João 14.  16 a 17/  e 15. 26) (Atos 2. 17 a 21) (Hebreus 12. 9) (João 4. 23 a 24) (João 17. 17 a 23) (I Coríntios 6. 17 a 20).
Essa inteligência e força espiritual viria restabelecer as coisas no seu devido tempo, corrigir as interpretações equivocadas, divulgar novos ensinamentos espirituais e dar a assistência invisível e real  (João 14. 26).    
Ouçam os que têm ouvidos para compreender: Deus usa as vozes dos Espíritos de verdade para reviver o Cristianismo, falando sem figuras e nem alegorias, dando maior compreensão da grandeza da vida, trazendo finalmente a Consolação Celestial a todas as Almas da Terra, atribuindo causa justa e fim útil a todas as coisas e causas.

Evangelho do Cristo, Doutrina do Espírito e Verdade

“Não creiais a todo Espírito, mas provai os Espíritos se são de Deus  (I João 4. 1)”           
                                                
           Os seres espirituais não ficam para sempre na ordem imperfeita, uns em linha reta ascendem para Deus. Outros se demoram em complicados resgates expiatórios. Mas a todos são concedidas oportunidades de se melhorarem passando pelos diferentes graus da hierarquia espiritual. Esta melhora se efetua por meio da REENCARNAÇÃO, que é imposta a uns como missão, a outros como expiação.  A labuta da vida material é uma prova que lhes cumprem sofrer até que hajam completado absoluta perfeição intelectual e moral, e só assim o Espírito desmaterializa caracteres inferiores da sua personalidade e resplandece para a dimensão celestial onde participa da natureza superior dos Anjos.
          
          O corpo é uma veste, o espírito o seu dono, uma existência física significa um aprendizado, e a morte funciona como a contagem de valores para mudança de dimensão. Somos consciências espirituais vivenciando experiências humanas na busca da razão angelical dos seres celestiais (princípios da revelação dos Espíritos).

Obras para estudo:
Bíblia sagrada, edição João Ferreira de Almeida, e Antonio Figueiredo;
Livro CÉUS, autor Abrahão Ribeiro – abhceus@gmail.com

Intensivo de Difusão Espiritualidade

estudos da REENCARNAÇÃO nas escrituras sagradas da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário