sábado, 26 de março de 2011

REENCARNAÇÃO, a Alma é quem a sofre


“E, COMO AOS HOMENS ESTÁ ORDENADO MORREREM UMA VEZ, VINDO DEPOIS DISSO O JUIZO”.   Paulo - apóstolo (HEBREUS 9.  27)

Desde que a humanidade estruturou a palavra falada, para cada coisa empregou-se um termo segundo a sua compreensão, assim é que a expressão Homem é usada no mundo das formas materiais para designar fisicamente a criatura humana. Já no plano EXTRAFÍSICO do COSMO espiritual, quando o ser está desenfaixado das células carnais, ele é simplesmente reconhecido como - ESPÍRITO. Aquele que tiver ouvidos para ouvir, que entenda:
HOMEM (do latin Homine) qualquer indivíduo pertencente à espécie animal que apresenta o maior grau de complexidade na escala evolutiva material – o ser humano. (*)  Novo Dicionário Aurélio
ESPÍRITO (do latin  Spiritu)   a parte imaterial e indestrutível do ser humano  -  a ALMA.  (*)
MORRER (do latin morrere)  perder a vida material – falecer. (*) 
JUÍZO (do latin judiciu)  julgamento, conceito, foro ou tribunal, estabelecer uma relação entre dois ou mais termos. (*)
              A afirmativa do apóstolo Paulo está judiciosamente correta.  O homem morre de fato e, uma vez após a sua morte física, no tempo e espaço naturalmente abre-se o FORO ÍNTIMO de sua consciência espiritual e segue-se o JUIZO, que é a aferição dos valores morais e intelectuais das existências para a vida eterna em Deus, da qual JESUS É O DIVINO ORIENTADOR para todas as criaturas que evoluem no plano material terrestre II Coríntios 5. 1 a 11). “O corpo humano volta ao pó”; isto é, a compor os elementos químicos do ambiente da terra; “e o espírito retorna a Deus que o deu” (Eclesiastes 12. 7); ou seja, regressa à força divina mantenedora da vida extrafísica no Cosmo.

Logo, para que possamos compreender os mecanismos da vida, o CORPO FISICO é apenas uma vestimenta para o SER ESPIRITUAL se manifestar no plano da vida física terrestre. E segundo estes princípios a criatura humana apresenta o aspecto intrínseco da natureza ESPIRITUAL e MATERIAL, assim definido: ESPIRITO a estrutura intelectual, a essência imaterial, etérea, imortal e invisível aos olhos físicos conectado na existência planetária ao CORPO ANIMAL, que é formado de matéria orgânica. PORTANTO, QUEM MORRE DE FATO NA EXISTENCIA TERRESTRE QUANDO LHE CESSA A VIDA ORGANICA É O HOMEM FÍSICO. Mas, o seu ESPIRITO permanece e em FORMA DE ENERGIA SOBREVIVE com a sua mente etérea que guarda todos os registros vivenciados nos planos astrais, e se HÁ CORPO ANIMAL HÁ TAMBEM CORPO ESPIRITUAL (I COR 15. 44). E assim, no espaço e tempo da evolução humana esse ESPIRITO É QUEM PODE SOFRER OS RENASCIMENTOS, ou REENCARNAÇOES no plano da vida física, em outras gerações, para atender o princípio natural de aperfeiçoamento do Ser consciencial, por isso é que a Escritura sagrada testifica: que o ESPIRITO RETORNA, ou seja, REGRESSA para o seio imaterial da criação infinita de DEUS, isto é, de onde ele procedera anteriormente antes de encarnar na Terra (Ecl 12. 7). 

Se, ao invés de: AOS HOMENS ESTÁ ORDENADO MORREREM UMA VEZ (HB 9. 27), o Apóstolo Paulo tivesse escrito: AOS ESPIRITOS ESTÂ ORDENADO NASCEREM, NA CARNE, UMA ÚNICA VEZ.  Então aí poderíamos acreditar numa criação estática subordinada ao acaso e totalmente injusta, em virtude das desiguais provações sociais.

Felizmente, a Bíblia é tão rica em conhecimentos que nos apresenta um modelo real de reencarnação do Ser na vida material. Quando a palavra divina testifica pelo próprio Cristo q esclarece a pergunta dos discípulos: por que dizem os escribas que Elias virá primeiro? Isso porque nos bastidores do judaísmo anunciava-se o retorno do espírito de Elias para restabelecer novas revelações, e COMPLEMENTA JESUS: ELIAS JÁ VEIO E NÃO O CONHECERAM. E o Evangelho esclarece este raciocínio: ENTÃO ENTENDERAM OS DISCIPULOS QUE JESUS LHES FALARA DE JOAO BATISTA (Mateus 17. 10 a 13). A mesma força intelectual invisível do Ser (espírito) que animara o profeta há 9 séculos passados (Malaquias 3. 1 e 4. 5), retorna à labuta material terrestre em outra geração, e renasce na existência humana como filho de Zacarias e Isabel (Lucas 1. 5 a 17).  E em virtude das paisagens do meio ambiente já serem outras, naturalmente o espírito se submetera aos impositivos sociais humanos e às leis de hereditariedade biológica para cumprir desta forma, o ciclo normal de crescimento interno para o reino divino que se desdobra nos planos astrais.

Ser algum, e quando falamos aqui em SER referimo-nos ao princípio imortal indestrutível – o ESPIRITO. E NÃO AO PERECIVEL CORPO CARNAL, MORTAL HUMANO, jamais conseguiu, ou conseguirá, em uma única etapa de existência a perfeição plena para subir ao céu da vida divina e contemplar a DEUS NO SEU TODO UNIVERSAL – bem-aventurados os puros de coração pq verão a Deus...( Mt 5. 8). Na verdade, conforme o ensinamento do Cristo é necessário ao Ser passar pela SÉRIE DE NOVOS NASCIMENTOS através dos elementos da natureza cósmica: AGUA E ESPIRITO, isto é, AGUA: principio básico da matéria física; ESPIRITO: força energética divina individualizada na criatura. Pois através dos renascimentos que ocorrem por meio da Água e Espírito, ou seja, MATÉRIA e VIDA, ação esta que se desdobram nos planos físicos dos MUNDOS: primários, níveis-médios, superiores onde ser consciencial cresce interiormente os degraus da Vida desenvolvendo a sua essência para o reino divino, que é um estado de espírito, com a finalidade de poder alcançar a eterna excelência da unidade da glória divina com o PAI (João 17. 22 a 23), e que promove ao SER a passagem definitiva aos planos celestes e divinos (João  3. 1 a  13).

Extraído do livro CÉUS, autor ABRAHÃO RIBEIRO
Email: abhceus@gmail.com
Intensivo de Difusão Espiritualidade

estudos da REENCARNAÇÃO nas escrituras sagradas da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário